Nesse arquivo velho…

Um pouco sobre Ciência da Computação, áreas afins e não tão afins.

A redação pelo parágrafo – Parte 1: Introdução

with 2 comments

A redação pelo parágrafoPara uma boa comunicação, Figueiredo (1999), em seu livro, nos explica como obter maior clareza, segurança e domínio sobre a técnica de redação. Cada povo tem um modo de pensar ao organizar e desenvolver ideias, por isso é necessário um método que facilite o trabalho do escritor.

Pensamento inglês: é retilíneo ou direto; adota a ideia central e avança, aglutinando as ideias secundárias ao redor da ideia principal.
Pensamento romântico: pertencente às línguas latinas (onde se inclui o português), é indireto; a ideia principal avança por meio de digressões ou explicações secundárias.

Os americanos e ingleses criaram uma didática de redação mais direta e pragmática para desenvolver parágrafos padrões. Assim, o autor adota o método americano e inglês para a construção de parágrafos padronizados, tornando mais prático o aprendizado da escrita.

Os parágrafos são as partes principais do texto e, para assimilar, o leitor precisa entender essas partes. O escritor, para ser entendido pelo leitor, deve construir textos divididos em parágrafos que apresentem divisão lógica com unidade, coerência e consistência.

Em relação ao texto, os parágrafos representam blocos relacionados, progressivamente, uns com os outros, avançando logicamente e o parágrafo seguinte mantendo relação com o parágrafo anterior. Em relação à estrutura interna, o parágrafo é um grupo de períodos relacionados e concentrados ao redor de uma ideia central, sendo que o entrelaçamento de um parágrafo com outro, ou a ligação de um raciocínio com outro, dá coesão ao texto.

Bibliografia: Figueiredo, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

Written by Rafael Vivian

26/01/2011 às 9:18

Publicado em Redação

Tagged with , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fiquei interessada em ler esse livro.O problema é q está esgotado .Gostaria de uma cópia deste livro. Como poderia fazer p consiguir c vc?
    Aguardo respostas positivas ou negativas.

    Jennifer

    01/08/2012 at 20:49


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s