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A redação pelo parágrafo – Parte 2: Organização das ideias

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As ideias contidas em um parágrafo devem ser organizadas de forma a apresentar a ideia central (por intermédio de um período) e a construção de ideias secundárias (por intermédio de outros períodos) orientadas para a ideia central.

A ideia central do parágrafo é enunciada por meio do período denominado período tópico. Geralmente vem no começo do parágrafo, seguido de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central. Os períodos tópicos são as ideias centrais às quais estão subordinadas as ideias subsequentes, que explicam, ilustram ou comprovam o que foi dito no período tópico.

Um período tópico com ideia forte cria expectativas no leitor, sugerindo debates, provas ou explicações, estimulando-o a prosseguir na leitura. Assim, um período tópico é forte se for bem formulado, possuindo uma frase-chave que cria curiosidade no leitor. Geralmente, os períodos tópicos abrem o parágrafo, apresentando a ideia central, mas podem aparecer no fim ou até mesmo no meio, o que é menos frequente.

Além da ideia central (período tópico), o parágrafo possui outras ideias, secundárias, subordinadas a ideia central. Essas ideias são detalhes ou explicações do período tópico que servem para desenvolver o parágrafo, completando o pensamento impulsionado pela ideia central.

A organização das ideias depende do tipo de parágrafo, e o tipo de parágrafo depende do assunto a ser tratado e da audiência de leitores. Se a ideia principal sugere divisão ou classificação, a ordem das ideias secundárias segue o roteiro dado pela ideia central.

É importante detalhar o período tópico e as ideias secundárias para que o parágrafo tenha estrutura bem acabada. Esses pormenores devem passar informações que concretizem as ideias e convençam o leitor, por meio de palavras capazes de transmitir elementos percebidos pelos nossos sentidos.

Para organizar as ideias e dar coesão ao parágrafo são usadas palavras e frases de ligação. Esses conectivos ajudam a desenvolver explicações, mudas o assunto, enfatizar ou ilustrar. Algumas palavras e frases de ligação utilizados:

a) para indicar ideia de acréscimo: e, além do mais, novamente, igualmente, também, similarmente, como complemento, sobretudo, finalmente, primeiro, segundo, terceiro, por último, além do mais;
b) para introduzir contraste ou alternativa: mas, ou, pelo contrário, nem, ainda, contudo, ao contrário, por outro lado, embora;
c) para registrar conclusão, causa ou efeito: assim, portanto, logo, então, concluindo, em conclusão, consequentemente, como resultado, em outras palavras, resumindo (em resumo);
d) para introduzir exemplo ou ilustração: assim, por exemplo, a saber, isto é, notadamente, especialmente, tal como, especificamente;
e) para enfatizar: principalmente, ainda, mais importante;
f) para dar ideia de tempo: depois do que, mais cedo, mais tarde, até, por último;
g) para dar ideia de lugar: mais longe, atrás, na frente, à distância, perto, no próximo capítulo;
h) pronomes: este, esse, meu, aquilo.

A pontuação também mostra a relação de ideias: (i) vírgula indica expansão, explanação, ilustração, intercalação, explicação, da mesma ideia; (ii) ponto-e-vírgula informa que as ideias juntas estão proximamente relacionadas ou são da mesma importância.

Bibliografia: Figueiredo, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

Written by Rafael Vivian

26/01/2011 às 9:22

Publicado em Redação

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