Nesse arquivo velho…

Um pouco sobre Ciência da Computação, áreas afins e não tão afins.

A redação pelo parágrafo – Parte 5: Tamanho do parágrafo

leave a comment »

Existem algumas normas que ajudam o escritor a definir o tamanho dos parágrafos. Essas normas têm como base a lógica do texto, o leitor, o formato, a variedade e o diálogo.

Lógica – o parágrafo possui uma lógica, que é o principal critério para determinar seu tamanho. Se o texto discute três características de certo assunto, a lógica determina que elas sejam englobadas em um parágrafo ou apresentadas em três parágrafos, um para cada característica. O tamanho apropriado do parágrafo se relaciona com a sua estrutura: período tópico (ideia central) e ideias secundárias desenvolvidas ou orientadas para o período tópico. O escritor deve transferir um período de um parágrafo par outro, se a sequência de ideias se tornar mais clara.

Leitor – o tipo de leitor também influencia o tamanho do parágrafo. Para uma criança ou adulto pouco instruído, o parágrafo deve ser curto para facilitar a compreensão do texto. Para um leitor culto, os parágrafos podem ser mais longos.

Formato – é a aparência do parágrafo diante do leitor (texto manuscrito, datilografado, impresso no jornal, revista ou livro). Parágrafos que aparentam bom tamanho no manuscrito podem ser longos nas estreitas colunas do jornal, ou curtos e fragmentários no livro. Os parágrafos curtos são próprios de textos pequenos como colunas de jornais; possuem cerca de cinquenta palavras apresentadas em três períodos. Os parágrafos médios são utilizados em textos de tamanho médio, como revistas e livros didáticos; possuem, em média, de cinquenta a 150 palavras apresentadas em três períodos. Os parágrafos longos são encontrados em obras científicas e acadêmicas, pois as explicações são complexas e exigem várias ideias e especificações; esses parágrafos possuem de duzentas a quatrocentas palavras ocupando uma ou meia página. Parágrafos curtos fragmentam o texto científico ou acadêmico, tornando a leitura tediosa.

Variedade – para enfatizar o assunto ou chamar a atenção do leitor, o uso de parágrafos de tamanhos variados, quando bem empregados, dinamiza e enriquece o texto.

Diálogo – é um parágrafo curto, usados em obras de ficção que apresentam diálogos entre os personagens.

Algumas perguntas podem ajudar a encontrar a estrutura adequada para cada parágrafo:

1) Qual a principal ideia deste parágrafo?
2) Há suficiente evidência ou especificações para completar a ideia e satisfazer ao leitor?
3) Há alguma informação interessante, mas irrelevante, no parágrafo, que pode ser descartada ou transferida para outro parágrafo?
4) O tipo de leitor (criança, jovem, pessoa pouco culta ou de forte formação cultural) terá facilidade em ler e compreender o parágrafo?
5) Qual o veículo de comunicação do texto: folha de papel manuscrito, papel datilografado, jornal, revista ou livro?

Bibliografia: Figueiredo, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

Written by Rafael Vivian

26/01/2011 às 10:06

Publicado em Redação

Tagged with , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s